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TATUAPÉ - SÃO PAULO

Ferrari 296 GT3 de competição estreia com motor V6 e tecnologia da F1

Irá substituir a 488 GT3 e correrá nas pistas pela primeira vez em janeiro, nas 24 Horas de Daytona

A Ferrari apresenta o seu futuro no automobilismo além da Fórmula 1 com o 296 GT3, versão para as pistas da 296 GTB e que irá suceder a 488 GT3. Assim como a variante para as ruas, terá um motor turbo de seis cilindros e competirá não só no FIA GT3, como no IMSA.

A 296 GT3 será o retorno de um motor central de seis cilindros da Ferrari ao mundo do motorsport. Assim como a 246 SP, a 296 GT3 terá um V6 turbo com cilindros em um ângulo de 120°. Construído para atender as necessidades das “equipes, pilotos profissionais e ‘gentlemen drivers'”, o esportivo foi desenvolvido nos mínimos detalhes para atender as novas regras da FIA para a categoria GT3.

Como dissemos, o coração da 296 GT3 será uma versão de corrida do mesmo motor usado no modelo de rua. É um V6 com turbocompressores posicionados dentro do “V”, o que traz benefícios em termos de centro de gravidade e peso. A motorização foi modificada para reduzir o consumo de combustível ao máximo possível sem sacrificar a performance – uma das medidas foi o alternador, que está acoplado à caixa de transmissão, para deixar o sistema mais compacto.

O motor é combinado a uma nova transmissão desenvolvida especialmente para o carro de corrida. A caixa incorpora uma embreagem monodisco de atuação eletrônica e com seis marchas. O volante tem paddle shifters, entregando uma nova forma de trocar as marchas comparado com o seu antecessor.

Como dissemos, o coração da 296 GT3 será uma versão de corrida do mesmo motor usado no modelo de rua. É um V6 com turbocompressores posicionados dentro do “V”, o que traz benefícios em termos de centro de gravidade e peso. A motorização foi modificada para reduzir o consumo de combustível ao máximo possível sem sacrificar a performance – uma das medidas foi o alternador, que está acoplado à caixa de transmissão, para deixar o sistema mais compacto.

O motor é combinado a uma nova transmissão desenvolvida especialmente para o carro de corrida. A caixa incorpora uma embreagem monodisco de atuação eletrônica e com seis marchas. O volante tem paddle shifters, entregando uma nova forma de trocar as marchas comparado com o seu antecessor.

Notícia – https://motor1.uol.com.br/news/601753/ferrari-296gt3-competicao-v6-f1/